Jornalismo | Entrevista com Darlisson Dutra do SBT

21 de março de 2017

FOTO: FC SBT Jornalismo

Você está acostumado a encontrar por aqui resenhas de produtos, filmes, dramas coreanos, dicas de moda, de viagens ... mas o post de hoje é diferente.
Um novo espaço no blog : J O R N A L I S M O.
Estou cursando o terceiro período do curso, e a cada conteúdo ensinado e aplicado é uma satisfação enorme, uma realização pessoal.
Amo escrever, não é atoa que uso do meu espacinho na internet para compartilhar ideias e sugestões.

Hoje trago uma entrevista que me trouxe um aprendizado e deu força pra acreditar, mesmo sendo uma sonhadora do interior de Minas Gerias. Darlisson André Dutra, jornalista, que viveu em uma cidade mineira de nome Pingo D'água, e trabalhou na rádio de minha cidade (o que me deixa ainda mais esperançosa), tem seu espaço no SBT notícias. Simplicidade, esforço e dedicação o define. Senti emocionada ao saber mais a fundo sua história. Um menino que não podia assistir televisão, hoje dá um show atrás das câmeras. Veja também , é só clicar no link.

Na ânsia em fazer além do que é proposto em sala de aula, encaminhei um direct no instagram para o Darlisson, que atencioso respondeu às minhas perguntas. Vamos conferir?


1- O que te motivou na escolha da profissão? Estar na frente da câmera sempre foi seu objetivo?

Ter na família um pai e um irmão da comunicação já é metade do caminho. A outra metade veio naturalmente, que foi me esgueirar pelo jornalismo. Amo o que faço porque sinto que posso mudar o mundo todo dia, um pouquinho de cada vez. Ouvir e contar a história das pessoas me fascina, ter o trabalho reconhecido depois me motiva. Sempre quis trabalhar em rádio, jamais imaginei um futuro em televisão. Aliás, minha primeira experiência em TV não foi boa. Mas acabei aprendendo e gostando. Hoje sou realizado.

2- Houve algum preconceito? Ainda percebo algumas pessoas torcerem o nariz quando digo que serei jornalista, rs.

Não. Na verdade, algumas pessoas da área tendem a menosprezar a profissão, dizem que paga-se mal, trabalha-se muito e tem pouco reconhecimento. Um pouco disso é verdade, mas a maioria é porque quem diz isso não se realizou profissionalmente. Jornalismo é uma profissão muito digna e muito respeitada ainda no Brasil.

3- Quais as maiores dificuldades na área?


O mercado é realmente muito difícil, muito competitivo. Há poucos espaços e muitos bons profissionais. Encontrar o seu lugar numa redação é o mais difícil. Uma vez lá, o bom trabalho vai lhe manter o emprego. Se reinventar todo dia é um outro desafio, a profissão pede isso. Aliás, qualquer profissão exige isso.

4- Estar em cadeia nacional é o sonho de todo jornalista. O que me faz capacitada?

Todo mundo tem um dom natural, alguns são pro jornalismo de televisão, outro pra rádios, outras assessoria de imprensa e por aí vai. E dentro de cada veículos as pessoas se encontram, alguns na frente das câmeras como repórter, apresentador, outros como produtor, editor e por aí vai, isso no caso de TV. Descobrir o que você faz de melhor é o primeiro passo pra se encontrar.

5- Qual a dica que você dá ao futuro foca que acompanha o blog?

Todo mundo tem o seu espelho, aquela profissional que você gostaria de ser um dia. Acompanhe o trabalho dele, entenda como ele faz o que faz, com as dificuldades e como ele as supera. Entender isso é o primeiro passo pra se tornar alguém parecido. Siga os bons, estude e acredite no seu potencial.

Como disse, um aprendizado!
Então é isso gente linda, acompanhe o Darlisson no Instagram



1 comentários:

  1. Q UE legal amiga parabéns. Que Deus possa te abençoar neste novo desafio é que este novo espaço dado ao seu blog seja para nós encantar com noticia atuais e inovadoras.



    ResponderExcluir