Casar aos 17 anos vale a pena?

8 de novembro de 2017

Eu nunca falei sobre isso aqui no blog, mas  percebi que a pesquisa sobre o assunto aumentou bastante.

Bom, conheci meu esposo na igreja, viemos de uma família onde muitos tiveram experiências desgostosas, então tínhamos um foco: agradar a Deus e fazer diferente de todos eles.
Não sei se você concorda, mas o temor do Senhor é o princípio da Sabedoria, e foi nesse temor que conduzimos tudo.
Casei aos 17 anos, dois meses antes de fazer 18, meus pais tiveram que assinar, e pra falar a verdade, não arrependo da escolha.

Casamento não é brincar de casinha: é coisa séria.

São duas pessoas de criações diferentes que as vezes se chocam, são manias diferentes e adaptar-se um ao outro é o desafio de muita gente. E não é de se espantar que muitos relacionamentos se rompem por conta dessas diferenças.
São muitas responsabilidades que vem junto com o "unir das escovas de dentes".
Você precisa estar preparada pra isso.
São 6 anos de matrimônio graças a Deus, mas passamos por poucas e boas, e o problema financeiro foi uma das pedras no caminho que tivemos que tirar juntos.
Mais uma vez pergunto: está preparada pra isso?
Pra dizer a verdade, não vem um manual, é vivendo e vivendo JUNTOS que se aprende e vence.

Vou separar alguns pontos importantes se você está decidida a se casar tão novinha como eu:

  • "Quem casa quer casa". Mesmo que seja aluguel, seja independente da família.
  • Seu tempo agora é de dedicar ao seu esposo, não que vá abandonar os pais, mas antes da mamãe e do papai agora vem ele.
  • Roupa suja lava em casa, acho que não precisa dizer mais nada não é mesmo?
  • Se não tem a vida sexual ativa, saiba de uma coisa: homem gosta disso, rsrs, então pra um relacionamento saudável, aprenda a gostar também (mulher nem sempre tem o mesmo apetite sexual dos homens).
  • Você pode engordar, então não se sinta mal por isso, faça com que o complexo passe longe de sua casa.
  • Não existe segredo entre o casal, é preciso transparência ter diálogo e companheirismo.
Não vou estender muito, pois a partir de hoje, teremos o quadro "Vida de casada" aqui no blog.
Sobre a pergunta inicial ... Casar aos 17 anos vale a pena?
Se você ama, e tem certeza que é a pessoa certa, é a melhor escolha ♥

Super beijo e até o próximo post.

12 comentários:

  1. Adorei saber melhor sobre tua experiência. Eu, agora, com 21, ainda não consigo me ver casada, mas sempre tive o sonho de construir uma família bacana ♥ E sim, casamento é coisa séria e não pode ser encarado como brincadeira. As diferenças, apesar de soarem irreconciliáveis, é questão de paciência, carinho e ceder aos poucos. No fim, a gente é que acaba complicando mais do que deveria. Espero que tua união seja pro infinito ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Meus pais casaram com 17 anos e estão casados até hoje. Eu, realmente, não me via fazendo a mesma coisa. Achava que era coisa de antigamente, mas fico feliz de ver que ainda encaram a união como uma opção.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  3. Amo assuntos sobre casamento e para mim é uma bênção! Tbm decidimos agradar a Deus com nossa união e temos estudos de casais aqui em casa através de livros para investirmos e aprendermos juntos pois casamento nào vem pronto! ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Oie!! foi muito bom conhecer um pouco mais de você e saber como foi a sua decisão de se casar tão jovem. Fico muito alegre de ver um casal que está feliz com a sua decisão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acredita que casar de um modo geral vale a pena se tiver amor, companheirismo, confiança. Por com isso como base tudo vai sendo construído juntos. Acredito que não há uma idade certa para isso acontecer, o que acontece é que talvez se casando mais cedo existam alguns obstáculos a mais do que se casar aos 30 por exemplo, mas complicações existem em todas as fases.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  6. Caramba, 17 aninhos!!! Eu tenho 36 e não consigo de forma nenhuma me ver casada, sou evangélica mas sou independente demais para dividir uma vida com alguém assim rsrs Sei lá, por mais que eu pense que daqui poucos anos chegarei aos 40 ainda assim não consigo me ver casada! Mas são experiencias diferentes.

    ResponderExcluir
  7. Que gracinha essa postagem, eu e meu namorado estamos juntando dinheiro pra comprar uma casinha e nos casarmos, eu não sou tãaaao nova (mas também não sou velha, tenho 20 anos ainda) e acho que o importante é ter maturidade. Espero que Deus abençoe muito o relacionamento de você. Beijinhos! Posta mais coisas sobre casamento, vou adorar ler

    ResponderExcluir
  8. Acho muito interessante ver pessoas que casaram cedo e estão satisfeitas com essa decisão. Acho casamento algo tão bonito, uma pena que muitas pessoas decidem se casar por impulso e depois acabam sendo infelizes. Acredito que o mais importante é ter muita certeza antes de decidir fazer qualquer coisa.
    Gostei de conhecer esse fato sobre a sua vida :)

    ResponderExcluir
  9. Que foooofos, parabéns! Casar vale a pena em qualquer idade, desde que haja amor ❤️ Sonho com meu casamento sabia? Tenho tudo meio que planejado já hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que casou com 17 anos e ja esta a tanto tempo com seu marido superando as dificuldades e fazendo dar certo. Não me via casada com 17 anos e ainda não me vejo. Admiro quem consegue abdicar de algumas coisas, mudar outras em prol do parceiro. Que venham muitos anos de casamento para vocês 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  11. Muita coragem e muita dedicação para se casar tão cedo. Eu só tive relacionamentos "longos", um de dois anos e agora estou em outro de quase três. Mas não faço a mínima menção de me casar e meu namorado (que é mais de 10 anos mais velho que eu) também não faz nenhuma e estamos felizes assim, não vemos como prioridade, cada um procura caminhar e se manter sozinhos antes de se juntar. Mas admiro mesmo sua experiencia e fico feliz que esteja dando tudo certo, e desejo mesmo que continue sempre assim!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir